16 de mar de 2015

A beleza da Menstruação!

Pode parecer um assunto meio "nojento e chato" pra algumas pessoas (mulheres e até homens), mas hoje quero escrever sobre isso nesse post.

Continuando minha busca pelo autoconhecimento, em 2014 participei, em Casa Branca, do curso de Mandala Menstrual com a Moon Mother Lari Sunshine. O nome do curso realmente soa diferente, eu fiquei um pouco receosa no início, mas estava há tempos procurando participar de encontros sobre o Sagrado Feminino e sobre a feminilidade. 

Neste curso aprendi que nós, mulheres, possuímos durante o nosso ciclo várias deusas interiores e que cada uma nos oferece sua energia e que elas podem afetar o modo como pensamos, sentimos e nossa energia física. Aprendi também a criar o "Diagrama Lunar" que é um círculo dividido em 28 partes, ou seja, 28 dias. Nele escrevemos como nos sentimos a cada dia do nosso ciclo e podemos visualizar quando ovulamos, o período fértil e o período de cada deusa presente. Mas o que achei mais importante no curso foi perceber o quanto a menstruação, ou "período da lua", é essencial na vida das mulheres e como é preciosa! Não quero explicar muito porque vale a pena participar do curso, é tudo bem explicadinho com a delicadeza da Lari e você se sente bastante à vontade!

Como fui pra esse curso ainda tomando anticoncepcional, não sabia como era ovular. Desde os 16 anos fui "conduzida" pela pílula, entrava no automático e pronto, era o remedinho que ia dizer quando a menstruação ia chegar. Ou seja, nunca me conheci, nunca me dei a oportunidade de saber quais eram os meus dias férteis. Derrapava de vez em quando esquecendo de tomar e meu medo era somente de engravidar e ficava brava por ter que começar outra caixa de novo...

Então me propus, a partir daquele dia, a parar de tomar o remédio. Conversei com meu companheiro e ele foi super compreensível, como sempre. Decidi também que não usaria mais absorventes e queria experimentar o coletor menstrual, que hoje sou apaixonada! Mas vou deixar pra falar dele em outro post porque esse já está ficando enorme! 


Desde então, estou anotando como me sinto todos os dias no diagrama. Fiquei tão feliz e orgulhosa no dia que pude constatar que tinha ovulado! Sério, foi uma sensação enorme de agradecimento por começar a me conhecer como mulher, que se pudesse, até compartilhava no Instagram! Hahaha!

Claro que não tem sido fácil, porque pra quem ficou no automático durante 10 anos, o corpo fica doidinho! Meu ciclo está uma bagunça! Passo meses sem menstruar e aí de repente ela chega. Então ainda não tenho total conhecimento sobre meu ciclo.

Mas tudo é questão de tempo e paciência, estou curtindo esse momento de prazer comigo mesma, de esperar ansiosa e feliz pelo dia que ela virá e quando ela vem, sinto com prazer minhas cólicas e a descida do meu sangue. Descobri que a força do período da lua é tão forte que quando há mulheres reunidas esperando por esse dia, ele vem pra todas! Isso é muito lindo! Como somos privilegiadas! Somos tão poderosas que nem sabemos o quanto!

Comprei o livro da Miranda Gray pra entender um pouquinho mais sobre as deusas. Se você também se interessar, a Lari, que foi tradutora dele, vende também! Ele é fininho e todo ilustrado! Uma gracinha!


Preciso dizer também que a retirada do remédio diminuiu consideravelmente uma enxaqueca que vem me incomodando há tempos! O anticoncepcional é uma bomba que se não conhecermos bem, afetamos nosso organismo e podemos ter grandes complicações.

Nada como o autoconhecimento, não é mesmo?! Estou me deliciando a cada dia e ainda tenho muito a contar!

E você, se conhece?
Beijos!

Um comentário:

  1. sagrado sangue <3
    viva a mãe terra e a lua que nos envolve gerando sensibilidade para nos voltarmos para nós mesmas e pra elas!!!
    aha

    ResponderExcluir