24 de jun. de 2014

Sobre religião


Como tudo na minha vida, venho me questionando sobre algumas coisas que nos são ensinadas e que se não pararmos para prestar atenção, vivemos com escolhas que não foram feitas por nós.
E às vezes, algumas dessas escolhas, nos fazem ter atitudes, fanatismos, preconceitos, ou até medo de situações, sem entender realmente o por quê.

Uma delas, é a nossa religião. Aprendemos que religião não se discute. Sim, não se discute a nível de querer provar que a minha é melhor que a sua. Mas gostaria de discutir sobre religião: a minha religião ou todas as religiões.

Não quero seguir nenhuma doutrina da qual eu não conheça verdadeiramente. E não quero que a minha religião seja um rótulo sobre quem eu sou e quais são as minhas crenças, sem mesmo as pessoas me conhecerem. Como aquelas situações em que falam: não comente sobre Maria com fulano, porque ele é evangélico...ou não comente com ciclano sobre sua festa de aniversário porque ele é testemunha de jeová...

Muitas são forçadas a seguir a religião de sua família, sem ao menos parar pra pensar se realmente é naquilo que acredita, que gosta ou que se sente à vontade.

Me esvaziei de qualquer tipo de doutrina religiosa. Estou conhecendo a cada dia as que existem por aí. E não vou negar que muitas me dão um sentimento de tranquilidade, porque sei que a maioria quer disseminar o bem. Mas ainda há aquelas que falam em dinheiro, em pagar pra receber...

Hoje desejo me apegar a conversas sobre o amor, sobre cuidar do próximo, cuidar bem de si mesmo, sobre respirar e ouvir o som da natureza, sentir o meu corpo e agradecer, somente.
Quero continuar conhecendo bem a fundo, as religiões que existem por aí, para que eu possa pegar o pedacinho bom de cada uma, em que me fará ser, cada vez mais, uma pessoa melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário