22 de ago. de 2013

Esse portfólio sai ou não sai, hein?!

Tenho várias listas, todas lotadas de coisas pra fazer/realizar/praticar/aprender. E entre essas coisas, precisava criar o meu portfólio. Não foi fácil, mas consegui!


Como tive muitas dúvidas ao criá-lo, decidi deixar 5 dicas pra ajudar você que também tá muito afim de fazer o seu:

1º Passo: Escolher o site

Pesquisei vários tipos de sites gratuitos pra hospedar o meu portfólio. Queria um que o link não fosse muito difícil da pessoa digitar e acabei optando pelo Wix, porque além dele ficar lindão em mobile, é super fácil de mexer e te dá várias opções de templates.

Wix

2º Passo: Planejar

Depois de escolhido o site, será preciso customizá-lo. Você deverá planejar o que quer apresentar ao seu cliente ou empresa que deseja trabalhar. Uma boa ideia é desenhar, à mão mesmo, em um papel como quer que seu site fique.

Os itens básicos são:
- Quem sou eu: Escreva sobre você;
- Galeria: Poste as imagens de seu trabalho, caso tenha. Lembre-se que muitas vezes alguns trabalhos que realizamos são confidenciais e por isso, é preciso pedir autorização das empresas pra postar as imagens;
- Mini-currículo: Conte onde e com o que já trabalhou. Seja objetivo, não precisa escrever muito;
- Meu Serviços: Escreve sobre o seu estilo de trabalho e sua profissão;
- Contato: Tenha um espaço exclusivo pra pessoa entrar em contato com você, por e-mail e telefone.

Além desses itens básicos, você pode disponibilizar os links do seu perfil do Linkedin (que é uma rede social essencial pra quem quer ser um profissional conhecido), do Facebook (se achar conveniente, claro), Flickr (se você for fotógrafo, ilustrador ou designer é legal ter um) e outras redes que achar legal de apresentar pra pessoa conhecer melhor o seu perfil.



3º Passo: Organizar

Da mesma forma que um site não te atrai por você não conseguir encontrar determinados links, o seu portfólio também tem que ser bastante atraente e intuitivo. Imagine em uma entrevista você ter que guiar a pessoa onde ela deve clicar pra conhecer o seu trabalho! Não dá, né?!

Então, deixe bem organizado, onde estiver falando do seu trabalho, fale somente do seu trabalho, não precisa colocar imagens. Assim, não vai ser preciso sair da galeria pra ir em outra opção que não tem nada a ver pra mostrar mais.

Preze pra que todas as imagens estejam em boa qualidade. Lembre-se que a forma que você produz seu portfólio pode dizer muito sobre a sua produção em seu trabalho.

Fique atento também a ortografia. Pra ter certeza que nada está escrito errado, peça à sua colega fera em português pra dar uma revisadinha.

4º Passo: Divulgar

Depois de pronto, é hora de divulgar seu portfólio. Não tenha medo, conte a todos que ele existe!
Se você é freelance, o FreelaStore é um ótimo lugar pra divulgar seu trabalho e publicar seu portfólio.


5º Passo: Atualizar com frequência

Se você conseguiu um trabalho ou vários clientes, não esqueça da existência do seu portfólio, atualize-o com frequência. Assim, quando precisar dele novamente não terá todo o trabalho de repaginá-lo.

Ah, não se esqueça de jeito nenhum: é PORTFÓLIO, com T mudo, ok?!

---------------------------------------

Agora é só botar a mão na massa! Espero ter contribuído.
Caso queira conhecer o meu portfólio é só clicar aqui.

Vou adorar conhecer o seu também! Deixa o link dele aí nos comentários!
Bjos!

Um comentário:

  1. cria uma pagina no facebook tb... coloca o botao de curtir no seu portfolio do wix, quando alguem curtir no wix tb vai curtir sua pagina no face... coloca tb contador de visitas no wix pra vc ver como anda as visitas nele.. ;]
    bju!

    ResponderExcluir